Multishow Ao Vivo Skank no Mineirão(2010)

Na segunda quinzena de setembro, chega às lojas o mais novo projeto do Skank, o CD e DVD “Multishow ao Vivo – Skank no Mineirão”, que traz o registro do inesquecível clássico protagonizado pela banda, que se apresentou para mais de 50 mil pessoas, no dia 19 de junho, no estádio do Mineirão, Belo Horizonte. E o Multishow adianta para os fãs, com exclusividade, a apresentação da banda em um especial que vai ao ar no canal dia 12 de setembro, às 22h30. O show também marcou a despedida do Gigante da Pampulha, que foi fechado para reformas para a Copa do Mundo de 2014.

O Skank preparou um álbum duplo, que chega ao mercado com preço promocional. O CD traz ao todo 31 músicas, sendo 21 do roteiro do show, oito canções do BIS, além de duas versões em estúdio: as inéditas “De Repente”, reggae de Samuel Rosa e Nando Reis, e a bonus track “Fotos na Estante” (Samuel Rosa / Rodrigo F. Leão), que não teve registro ao vivo. O rock “Presença”, fruto da parceria Samuel/Nando, registrado no show, também integra o repertório do disco.

Com lançamento simultâneo ao CD, o DVD traz o mesmo conteúdo musical do álbum. Para os Extras, a banda fez uma seleção de clipes dos últimos dois projetos, “Carrossel” (2006) e “Estandarte” (2008), como os mais recentes “Noites de um Verão Qualquer” e “Sutilmente”, além de “Uma Canção é Para Isso”. O DVD traz ainda um mini making of, intitulado “Mineirão, Música e Futebol”. A versão do show em Blu-Ray terá lançamento em novembro desse ano.

Nesse show antológico, Samuel Rosa (voz e guitarra), Henrique Portugal (teclados), Haroldo Ferretti (bateria) e Lelo Zaneti (baixo) fizeram uma grande festa, que também contou com a participação especial da cantora Negra Li, fazendo um dueto com Samuel na música “Ainda Gosto Dela”, parceria do cantor com Nando Reis, que integra o repertório do álbum “Estandarte”.

Para o repertório, também foram escaladas “Vou Deixar” (Samuel Rosa / Chico Amaral), do CD Cosmotron (2003), e “Sutilmente” (Samuel Rosa/ Nando Reis), do disco Estandarte. Também não faltaram alguns dos grandes sucessos do Skank, como “É uma Partida de Futebol” (Samuel Rosa/Nando Reis), “Acima do Sol” (Samuel Rosa/Chico Amaral), “Resposta” (Samuel Rosa/Nando Reis), dentre outros, eleitos pelos fãs numa enquete promovida pela banda em seu site oficial (www.skank.com.br).

A mixagem do CD e as canções inéditas do projeto ficaram a cargo de Michael Fossenkemper, que já assinou a mixagem de “O Samba Poconé” e “Estandarte”, além de discos de artistas como Super Furry Animals, Moby, Madonna, Mary J. Blide, Arrested Developement e Public Enemy. A master do projeto foi feita no estúdio Bernie Grundman (que fez, dentre outros trabalhos, o disco “Off The Wall”, de Michael Jackson), em Los Angeles, por Brian Gardner, que em seu currículo assinou a master de discos de nomes como Credence Clearwater Revival, Jackson 5, Eminem, Outkast, Queens os The Stone Age, 50 Cent, dentre outros. A mixagem do DVD e do Blu-Ray foi feita por Renato Cipriano, no Estúdio Máquina, em Belo Horizonte.

A capa do projeto traz uma imagem do fotógrafo mineiro Paulo Albuquerque, registrada em 5 de setembro de 1965, no dia da inauguração do Mineirão, há exatos 45 anos. A foto faz parte do acervo do colecionador Câncio Oliveira. O projeto gráfico da capa é de Marcus Barão, que assinou praticamente todas as capas dos discos do Skank, exceto “Calango” e “O Samba Poconé”.

A maior parte do set list do show vai integrar o especial de TV, que será exibido, com exclusividade pelo Multishow, no dia 12 de setembro (domingo), às 22h30, pouco antes do lançamento comercial do projeto, uma parceria da banda com a Sony Music e o Multishow. No dia 10 de setembro (sexta-feira), às 22h30, o canal também exibe o programa “Bastidores”, que apresenta uma reportagem especial com o Skank e imagens de making of do show no Mineirão.

O registro das imagens show, dirigido por Oscar Rodrigues Alves, foi todo gravado com equipamento de alta definição e reuniu o que há de melhor em termos de tecnologia. O diretor utilizou ao todo 14 câmeras HD, sendo três microcâmeras e uma grua de 25m. O registro do áudio do projeto foi assinado por Dudu Marote, que produziu três álbuns do Skank: “Calango” (1994), “O Samba Poconé” (1996) e “Estandarte” (2008).

O cenário, assinado por Marcos Sachs, traz uma atmosfera inspirada no marcante estilo arquitetônico do Mineirão. No palco, mais de 300 tubos de led (estruturas tubulares de led), que fizeram a animação de luz. A iluminação ficou a cargo do premiado Césio Lima, que também assinou o projeto de luz do show “Carrossel”.

Faixas

  1. Mil Acasos
  2. É Uma Partida de Futebol
  3. Esmola
  4. Presença
  5. Ainda Gosto Dela
  6. Jackie Tequila
  7. Balada do Amor Inabalável
  8. Acima do Sol
  9. De Repente
  10. Três Lados
  11. Vou Deixar
  12. Garota Nacional
  13. Sutilmente
  14. Resposta
  15. Vamos Fugir
  16. Tão Seu
  17. Fotos na Estante
  18. Uma Canção é Pra Isso
  19. Um Mais Um
  20. Pacato Cidadão
  21. Canção Noturna
  22. É Proibido Fumar
  23. Amores Imperfeitos
  24. Noites de Um Verão Qualquer
  25. O Beijo e a Reza
  26. Te Ver
  27. Ali
  28. Dois Rios
  29. Tanto (I Want You)
  30. Saideira
  • © 2023