Retrospectiva 2009

Publicado por Skank em 04/01/2010

O ano de 2009 foi muito importante para o Skank e merece uma Retrospectiva! Para isso, contamos com a ajuda dos fãs e, na semana passada, perguntamos em todas as redes sociais das quais o grupo faz parte (Twitter, Facebook, Orkut, LastFM e MySpace) o que o público Skankeiro considerava mais marcante para a banda durante o ano. Recebemos muitas respostas, coletamos todas e fizemos um post composto por todas elas e muito mais. Esperamos que gostem!!!

Para começar, este foi ano que o Skank mais interagiu com seus fãs, seja nos próprios shows ou pela internet, através das redes sociais. Essas redes já fazem parte do relacionamento pessoal e a banda não poderia estar fora dessa. Essa interação não foi somente percebida pela banda, como também pelos fãs, que apontaram a interatividade e, principalmente, o Prêmio Iniciativa faturado pelo grupo no Prêmio Multishow como o ponto mais marcante para o Skank em 2009. É muito bom saber que o público Skankeiro percebeu e está valorizando essa relação cada vez mais estreira entre banda e fãs. Demais!!!

O segundo maior marco do Skank para os fãs foi a repercussão de Estandarte, lançado em 2008, mas que ganhou espaço mesmo este ano. Em especial, foi destacado o single “Sutilmente”, seu grande sucesso e, principalmente, o resultado do clipe, dirigido por Conrado Almada, que levou os integrantes a desafiarem a gravidade e gravarem o vídeo pendurados em um paredão, a 90º do chão. Ao apontar o clipe, muitos também lembraram o VMB, em que a banda levou o prêmio de Videoclipe do Ano.

As participações em eventos e programas também foram muito citados pelo público, em especial o show na despedida do ídolo argentino do Cruzeiro, o jogador Sorín, que aconteceu no Mineirão, em Belo Horizonte. Foram lembrados ainda o Homenagem ao Artista, no programa do Raul Gil, que emocionou os integrantes e os fãs, e a participação de Samuel Rosa no Baile do Simonal, homenagem ao grande cantor Wilson Simonal.

Várias das apresentações do Skank pelo Brasil também foram faladas, como os shows no Nordeste, os vários shows em São Paulo, e cada um falou de sua experiência particular de ir em uma apresentação do grupo em sua cidade.

É isso, Moçada! Muito obrigado por terem nos ajudado, gostamos muito das respostas. Apontamos o que foi mais falado pelos fãs e, abaixo, uma Retrospectiva das principais notícias postadas em cada mês. Confiram:

Janeiro – Indicação do Skank no Prêmio Multishow; “Estandarte” e “Chão” eleitos entre os 25 melhores álbuns e músicas de 2008, respectivamente. A música “Pára-Raio” está na trilha sonora da novala global “Caminho da Índias”.

Fevereiro – Skank mostra interatividade e abre votação no próprio site em que os fãs deveriam escolher o segundo single de “Estandarte”.

Março – Skank se apresenta no Big Brother Brasil; É lançada a versão da Skank Webrádio para iPhone; A banda ganha o Troféu Imprensa 2008 e “Sutilmente” é eleita novo single e começa a ser tocada em todas as rádios brasileiras.

Abril – Férias!

Maio – Samuel Rosa e Cachorro Grande abrem show do Oasis; o Twitter do grupo (@skankoficial) atinge a marca de 1.000 seguidores; Skank é líder de indicações no Prêmio Multishow; Samuel Rosa grava um vídeo ensinando os fãs a tocarem “Sutilmente” no violão.

Junho – Skank Webrádio faz programação romântica para o Dia dos Namorados; Começa o Concurso UOL Mais e Skank; Skank é indicado ao Prêmio da Música Brasileira e ao Meus Prêmios Nick; O grupo faz turnê internacional e, por fim, a banda grava o clipe de “Sutilmente”, que rendeu muito assunto e reconhecimento durante o ano.

Julho – Muitas promoções rolaram neste mês e os fãs se viam ainda mais próximos da banda. Skank faz turnê no Nordeste.

Agosto – Skank, juntamente com o Portal UAI, lança a Skank Webstore; Samuel Rosa participa da gravação do Baile do Simonal; Skank leva dois troféus no Prêmio Multishow – o de melhor clipe, com “Ainda Gosto Dela” e o Prêmio Iniciativa –; a banda é indicado ao VMB e o clipe de “Sutilmente” é visto por mais de um milhão de vezes no YouTube.

Setembro – Skank é indicado a mais uma categoria do VMB, com “Sutilmente” concorrendo a Melhor Clipe; Os cruzeirenses do grupo, Samuel Rosa e Henrique Portugal, participam do programa Altas Horas especial Cruzeiro Esporte Clube; Skank é indicado ao Grammy Latino e acontece o Meus Prêmios Nick.

Outubro – Skank leva o prêmio de Videoclipe do Ano no VMB, com “Sutilmente” e o grupo participa da gravação do quadro Homenagem ao Artista, do programa do Raul Gil.

Novembro – A banda mostra que a interatividade ainda não acabou e cria a promoção “Fotografe o Skank”; Programa do Raul Gil é exibido e o grupo se apresenta na despedida do Sorín, no Mineirão. Skank é indicado ao 3° Prêmio Quem. A banda participa da gravação do “Show da Virada”, da Rede Globo, e, por último, inova, mais uma vez, e posta vídeos em seu Twitter (@skankoficial). Pelos vídeos, o baixista Lelo anuncia o lançamento de um CD que comemora os 15 anos do lançamento de “Calango”, em 2010.

Dezembro – Henrique Portugal conhece o ídolo Emerson Fittipaldi e participa do programa “Linha de Chegada”; Começam a sair listas de melhores da década 00 e “Cosmotron”, 6º álbum da banda, é apontado como o 11º melhor disco dos Top 20 listados pelo Scream & Yell, o mesmo álbum é indicado à categoria Disco Nacional, no Melhores da Década da MTV e a música “Vou Deixar”, também do disco Cosmotron, é indicada à categoria Canção, da Retrospectiva do Estadão. A banda ainda concorre a Melhor Música, com “Sutilmente”, em um Especial da OI FM; Baile do Simonal é exibido na Rede Globo; "Noites de Um Verão Qualquer" começa a tocar nas rádios e é novo single; Skank faz seu último show do ano em Guarapari, no dia 29/12 e, finalizando, no dia 31/12 é exibido o “Show da Virada” na Rede Globo.

Esperamos que tenham gostado!!! Tenham uma ótima virada de ano, agitem a noite SUTILMENTE e tenham um 2010 cheio de realizações e que as metas sejam atingidas!

  • © 2023